Perfil da Pesquisa

O Regime de Jornada Integral (RJI) constitui um regime especial de trabalho do corpo docente do ensino superior tecnológico (FATEC) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS). Constitui regime especial de trabalho do corpo docente das FATECs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS). É o que possibilita jurídica e financeiramente à dedicação do docente à pesquisa tecnológica.

O ingresso é facultado mediante à apresentação de projetos específicos, cujo objetivo é desenvolver atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico do Estado de São Paulo. A Carga horária do docente em RJI deve ser de 40 horas semanais.

O desenvolvimento de projetos de pesquisa por colaboradores em regime de RJI objetiva desenvolver e fortalecer o protagonismo da Unidade de Ensino no ecossistema de inovação, articulando a instituição aos arranjos locais nos quais estão inseridas, estimulando temas de pesquisa alinhados à estratégia de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo e à estratégia de atuação do Centro Paula Souza.

Dessa forma, pretende-se assegurar a liderança do CPS como agente de desenvolvimento tecnológico e de inovação, fomentando a interação com a sociedade e com o ambiente de negócios, por meio do desenvolvimento científico, da transferência de tecnologia e da colaboração com instituições de ensino e de pesquisa.

Nesse contexto, o foco estratégico de atuação da instituição prioriza o desenvolvimento de projetos tecnológicos circunscritos entre o TRL 3 e 7, com maior foco nos TRLs 4, 5 e 6, a fim de atuar no ecossistema de inovação do Estado de São Paulo contribuindo com o desenvolvimento econômico por meio da produção de tecnologia e de inovação, além do fortalecimento do CPS como referência no ensino profissional técnico e tecnológico em nível nacional e internacional.