Filtro de Daltonismo

Professor Darlan Delgado Utiliza Python para Dinamizar o Ensino de Economia e Finanças

O professor doutor Darlan Delgado, vinculado a Faculdade de Tecnologia de Mococa “Mário Robertson de Syllos Filho”, tem se destacado em sua pesquisa sobre a aplicação da linguagem de programação Python no ensino de tópicos […]

6 de maio de 2024 7:59 pm Sem categoria

O professor doutor Darlan Delgado, vinculado a Faculdade de Tecnologia de Mococa “Mário Robertson de Syllos Filho”, tem se destacado em sua pesquisa sobre a aplicação da linguagem de programação Python no ensino de tópicos de Economia e Finanças no ensino superior tecnológico.

A motivação para essa pesquisa surge da crescente importância das competências tecnológicas no mercado de trabalho, especialmente diante da aceleração da digitalização e das mudanças provocadas pela pandemia de COVID-19. O professor pesquisador em RJI busca desenvolver competências essenciais nos alunos, capacitando-os para enfrentar os desafios do mundo moderno.

Os resultados dessa pesquisa são impressionantes. Professor Darlan elaborou um código em Python capaz de gerar tabelas de amortização de financiamentos, além de resumir operações financeiras complexas. Além disso, produziu um capítulo de livro digital sobre o uso de Python e Google Colab no ensino de Economia e Finanças, ofereceu cursos remotos sobre educação financeira e desenvolveu materiais didáticos inovadores baseados nessas tecnologias.

Os métodos utilizados na pesquisa incluíram a experimentação da linguagem Python para resolver problemas matemáticos relacionados à Microeconomia e Finanças. O professor destaca a versatilidade do ambiente do Google Colab para preparar aulas e disponibilizar materiais aos alunos, permitindo que os estudantes utilizem os notebooks gerados para anotações pessoais e para praticar a codificação em Python.

Os benefícios dessa pesquisa são inúmeros. Os códigos elaborados pelo professor Delgado oferecem soluções práticas para problemas complexos de Microeconomia, enquanto os materiais didáticos desenvolvidos ampliam o acesso dos alunos a recursos tecnológicos avançados. Com seu trabalho inovador, o professor e pesquisador em RJI, cria uma dinâmica interessante para o ensino de Economia e Finanças, preparando os alunos para os desafios do mundo digital.

Mais informações sobre o Pesquisador

darlan.delgado@fatec.sp.gov.br