Filtro de Daltonismo

Projeto Sustentável com Impacto na Paisagem Rural do Estado de SP

Prof. Dr.Jozrael Rezende

Projeto apresenta modelos de sistemas florestais produtivos com espécies dos Biomas Mata Atlântica (Florestas Estacionais) e do Cerrado.

27 de abril de 2023 9:14 pm Ambiente e Saúde

Em 2022 o professor e pesquisador Jozrael Henriques Rezende, desenvolveu o projeto de pesquisa intitulado “Florestas Multifuncionais e Integradas para a Sustentabilidade da Paisagem Rural no Estado de São Paulo”, desenvolvido na Faculdade de Tecnologia de Jaú – FATEC Jahu.

A pesquisa teve como objetivo a produção de conhecimento, a fim de propor e aprimorar modelos de sistemas florestais produtivos com espécies dos Biomas Mata Atlântica (Florestas Estacionais) e do Cerrado para áreas de baixa aptidão agrícola, como consequência a melhora do cenário rural atual das regiões canavieiras do estado de São Paulo.

Para o acompanhamento do trabalho e possível coleta de dados o pesquisador utilizou uma área experimental no campus da Unidade, nomeada “Arboreto da Fatec Jahu”, essa serviu como laboratório de aprendizagem ativa em flora nativa e florestas multifuncionais.

As mudas do arboreto da Fatec Jahu foram plantadas em outubro de 2021, sendo 72 plantas de 12 espécies arbóreas com potencial madeireiro ou não madeireiro.

O pesquisador dentro de uma periodicidade mensurou e monitorou variáveis dendrométricas (altura da árvore e do fuste e diâmetro à altura do peito), a fitossanidade e realizou atividades de manejo tais como controle de formigas, podas, desramas e condução de cada árvore. Essas atividades permitiram o envolvimento de discentes do curso de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o que mostra a extensão da pesquisa até a sala de aula.

Toda essa movimentação, tem também como proposta investir em modelos de produção e exploração florestais sustentáveis, que possam contribuir para a melhoria do desempenho no uso do solo e na conservação dos recursos naturais, associada ao incremento da rentabilidade das propriedades rurais, como impacto econômico e até mesmo social.

Além das positivas perspectivas citadas e impactos econômicos e sociais indicados, a pesquisa traz benefícios que abraçam o reconhecimento externo da instituição, a qualificação profissional dos discentes e dos docentes envolvidos, o estímulo à pesquisa científico-tecnológica e o avanço da fronteira do conhecimento.

 Como beneficiários diretos podem ser citados docentes e discentes da Fatec, membros de associações de produtores rurais e ONGs, pesquisadores de instituições de pesquisa e técnicos de extensão rural. Indiretamente podem ser citadas como beneficiárias a comunidade regional e membros de instituições públicas e empresas privadas.


Os resultados gerados a partir do projeto contribuem para a construção de competências para produção sustentável, ou seja, com viabilidade econômica, ambiental e social, de acordo com a realidade regional.

E com a propagação do conhecimento acerca de sistemas florestais multifuncionais e integrados, fundamentados na utilização de espécies nativas dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, a indicação de alternativas viáveis para a regularização ambiental e geração de renda das propriedades e para aumentar da oferta de trabalho no âmbito regional a técnicos, lideranças e gestores ligados as atividades rurais.

A competência e dedicação da área de estudo do pesquisador destaca-se e é possível conferir um fragmento do estudo e o quanto a qualidade do que é desenvolvido pelo docente em uma contribuição com a Rede Globo SP, por meio do link: https://globoplay.globo.com/v/11450410/

* Currículo Lattes

Acesso disponível em: http://lattes.cnpq.br/4418756295562718

Quer entrar em contato ou saber mais detalhes sobre essa pesquisa?

Compartilhe


Veja também