Projeto Sustentável com Impacto na Paisagem Rural do Estado de SP

Prof. Dr.Jozrael Rezende

Projeto apresenta modelos de sistemas florestais produtivos com espécies dos Biomas Mata Atlântica (Florestas Estacionais) e do Cerrado.

27 de abril de 2023 9:14 pm Ambiente e Saúde

Em 2022 o professor e pesquisador Jozrael Henriques Rezende, desenvolveu o projeto de pesquisa intitulado “Florestas Multifuncionais e Integradas para a Sustentabilidade da Paisagem Rural no Estado de São Paulo”, desenvolvido na Faculdade de Tecnologia de Jaú – FATEC Jahu.

A pesquisa teve como objetivo a produção de conhecimento, a fim de propor e aprimorar modelos de sistemas florestais produtivos com espécies dos Biomas Mata Atlântica (Florestas Estacionais) e do Cerrado para áreas de baixa aptidão agrícola, como consequência a melhora do cenário rural atual das regiões canavieiras do estado de São Paulo.

Para o acompanhamento do trabalho e possível coleta de dados o pesquisador utilizou uma área experimental no campus da Unidade, nomeada “Arboreto da Fatec Jahu”, essa serviu como laboratório de aprendizagem ativa em flora nativa e florestas multifuncionais.

As mudas do arboreto da Fatec Jahu foram plantadas em outubro de 2021, sendo 72 plantas de 12 espécies arbóreas com potencial madeireiro ou não madeireiro.

O pesquisador dentro de uma periodicidade mensurou e monitorou variáveis dendrométricas (altura da árvore e do fuste e diâmetro à altura do peito), a fitossanidade e realizou atividades de manejo tais como controle de formigas, podas, desramas e condução de cada árvore. Essas atividades permitiram o envolvimento de discentes do curso de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o que mostra a extensão da pesquisa até a sala de aula.

Toda essa movimentação, tem também como proposta investir em modelos de produção e exploração florestais sustentáveis, que possam contribuir para a melhoria do desempenho no uso do solo e na conservação dos recursos naturais, associada ao incremento da rentabilidade das propriedades rurais, como impacto econômico e até mesmo social.

Além das positivas perspectivas citadas e impactos econômicos e sociais indicados, a pesquisa traz benefícios que abraçam o reconhecimento externo da instituição, a qualificação profissional dos discentes e dos docentes envolvidos, o estímulo à pesquisa científico-tecnológica e o avanço da fronteira do conhecimento.

Como beneficiários diretos podem ser citados docentes e discentes da Fatec, membros de associações de produtores rurais e ONGs, pesquisadores de instituições de pesquisa e técnicos de extensão rural. Indiretamente podem ser citadas como beneficiárias a comunidade regional e membros de instituições públicas e empresas privadas.

Os resultados gerados a partir do projeto contribuem para a construção de competências para produção sustentável, ou seja, com viabilidade econômica, ambiental e social, de acordo com a realidade regional.

E com a propagação do conhecimento acerca de sistemas florestais multifuncionais e integrados, fundamentados na utilização de espécies nativas dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, a indicação de alternativas viáveis para a regularização ambiental e geração de renda das propriedades e para aumentar da oferta de trabalho no âmbito regional a técnicos, lideranças e gestores ligados as atividades rurais.

A competência e dedicação da área de estudo do pesquisador destaca-se e é possível conferir um fragmento do estudo e o quanto a qualidade do que é desenvolvido pelo docente em uma contribuição com a Rede Globo SP, por meio do link: https://globoplay.globo.com/v/11450410/

* Currículo Lattes

Acesso disponível em: http://lattes.cnpq.br/4418756295562718

Quer entrar em contato ou saber mais detalhes sobre essa pesquisa?