Na Fatec Jahu, uma das unidades de ensino superior tecnológico do Centro Paula Souza (CPS), um projeto inovador proposto pelo Prof. Dr. Flávio Cardoso Ventura, pesquisador em Regime de Jornada Integral (RJI), tem como objetivo […]
Na Fatec Jahu, uma das unidades de ensino superior tecnológico do Centro Paula Souza (CPS), um projeto inovador proposto pelo Prof. Dr. Flávio Cardoso Ventura, pesquisador em Regime de Jornada Integral (RJI), tem como objetivo alcançar avanços significativos no ensino do Sistema Braille.
Intitulado “Desenvolvimento de dispositivos tecnológicos para o ensino do Sistema Braille: Concepção de artefato emissor de luz (simulador de Sistema Braille) e integração com peças sensoriais”, o estudo visa integrar tecnologia e design inclusivo para melhorar a alfabetização de pessoas com deficiência visual.
O projeto explora o potencial da tecnologia assistiva (TA) e da prototipagem rápida (impressão 3D) na criação de ferramentas pedagógicas. Com foco na inclusão social e educacional, o estudo desenvolve peças sensoriais e dispositivos emissores de luz que simulam o Sistema Braille, tornando o processo de alfabetização mais interativo e eficiente.
De acordo com o Prof. Flávio, o objetivo é romper barreiras sensoriais que dificultam a aprendizagem, proporcionando maior autonomia, autoestima e inclusão aos alunos. “A tecnologia é um instrumento poderoso para ampliação das habilidades funcionais de pessoas com deficiência, viabilizando sua independência e participação plena na sociedade”, explica o pesquisador.
Na galeria de imagens apresentada a seguir é possível identicar a prática proposta no ano de 2023 pelo professor pesquisador onde 5 alfabetos Braille em peças tipo bloco, permitiam combinações e a composição de palavras.
Dividido em três anos, o projeto já alcançou resultados importantes:
Na galeria de imagens abaixo é possível identificar testes reais, realizados no ano de 2024 com o dispositivo emissor de luz, na Associação Mulher Unimed (AMU) da cidade de Jaú, que tem como objetivo a alfabetização de indivíduos com deficiência visual por meio do Sistema Braille.
Além de beneficiar diretamente pessoas com deficiência visual e seus professores, o projeto promove resultados acadêmicos, como publicações científicas, orientações de alunos, e participação em eventos.
Também gera impactos educacionais, com novas metodologias de ensino, e sociais, ao reforçar o compromisso do Centro Paula Souza com a responsabilidade social.
O projeto visa transformar a alfabetização de deficientes visuais, promovendo qualidade de vida e inclusão. Entre os beneficiários estão:
Os estudantes do curso de Gestão da Produção Industrial envolvidos no projeto também têm ganhos significativos. Eles aprimoram habilidades técnicas em prototipagem e design, além de desenvolver competências humanas como empatia e responsabilidade social.
A pesquisa liderada pelo Prof. Flávio Ventura exemplifica o impacto positivo da ciência aplicada no cotidiano. Por meio de ferramentas inovadoras, como o simulador de Sistema Braille, o estudo não apenas transforma o ensino de pessoas com deficiência visual, mas também reforça o papel da Fatec Jahu e do Centro Paula Souza como agentes de transformação social.
Contato do Professor e Pesquisador
E-mail: flavio.ventura01@fatec.sp.gov.br