O Centro Paula Souza (CPS), por meio de seus docentes em Regime de Jornada Integral (RJI), realiza pesquisas que geram impacto direto na sociedade e na educação pública. O projeto de pesquisa do Prof. Dr. […]
O Centro Paula Souza (CPS), por meio de seus docentes em Regime de Jornada Integral (RJI), realiza pesquisas que geram impacto direto na sociedade e na educação pública. O projeto de pesquisa do Prof. Dr. Adriano Carlos Moraes Rosa, da Fatec Guaratinguetá (João Mod), intitulado “Gestão e Tecnologia Como Bases Para a Educação e o Desenvolvimento de Pessoas e Empresas: Das FATECs para as Escolas de Ensino Básico e/ou Fundamental.” é um exemplo.
O trabalho busca integrar educação, empreendedorismo, tecnologia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em escolas públicas, promovendo a formação de futuros líderes e gestores alinhados aos desafios do século XXI.
O projeto visa transformar escolas de ensino básico e fundamental em extensões das salas de aula das FATECs e ETECs, promovendo a disseminação de conhecimentos sobre gestão, inovação e práticas sustentáveis. Com ações voltadas para o Vale do Paraíba (SP), a pesquisa já impactou mais de 1.000 pessoas, incluindo estudantes, professores e gestores escolares.
Os principais resultados incluem:
Além disso, a pesquisa incentiva a inclusão social e o desenvolvimento econômico, promovendo ações educacionais inovadoras que conectam diferentes níveis de ensino. Na galeria de fotos apresentada na sequência, é possível visualizar a extensão da prática do projeto em outras instituições de ensino e diferentes níveis escolares.
Com uma metodologia aplicada e exploratória, o estudo utiliza palestras, oficinas e eventos científicos para levar conteúdos e práticas relevantes às escolas. A coleta de dados ocorre por meio de questionários e ferramentas tecnológicas, permitindo análises qualitativas e quantitativas. Cada etapa é orientada pelos ODS, com foco na educação de qualidade, redução da pobreza e crescimento econômico sustentável.
Para as unidades de ensino do CPS, o projeto oferece uma oportunidade de ampliar sua conexão com as comunidades e fortalecer seu papel como agente transformador. A aproximação com escolas públicas permite que os estudantes tenham acesso a novas perspectivas de aprendizado e desenvolvimento profissional.
Na sociedade, os benefícios incluem a formação de futuros líderes com habilidades empreendedoras, maior inclusão social e avanços na educação e sustentabilidade. O trabalho também reforça a produção acadêmica e o reconhecimento externo das iniciativas do CPS.
O projeto do Prof. Dr. Adriano Rosa exemplifica o potencial transformador das pesquisas realizadas por docentes em RJI no Centro Paula Souza. Alinhado à Agenda 2030 da ONU, o estudo não apenas aborda desafios educacionais e sociais, mas também aponta caminhos inovadores para um futuro mais sustentável.
Para conhecer mais sobre esta e outras pesquisas desenvolvidas no CPS, acesse: cprji.cps.sp.gov.br
Contato do Professor e Pesquisador
E-mail: adriano.rosa@fatec.sp.gov.br