TDIC e a consolidação da educação 4.0: desafios para a adoção do modelo de ensino híbrido no ensino superior tecnológico

Profª. Drª. Aparecida Maria Zem Lopes

Experiências sobre uso do modelo de ensino híbrido proposto para o ensino superior tecnológico.

21 de março de 2023 4:08 pm Educação e Cultura, Informação e Comunicação

A pandemia da Covid-19 e a suspensão das aulas presenciais por quase dois anos levaram a uma transformação significativa no ensino superior tecnológico. Durante esse período, as instituições precisaram adotar o ensino online, recorrendo às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para proporcionar a continuidade das atividades educacionais. No entanto, o uso dessas tecnologias enfrentou obstáculos como a resistência, a falta de infraestrutura, conectividade, dispositivos e capacitação.

Diante desse cenário, a adoção do modelo de ensino tradicional precisa ser reavaliada, buscando abordagens mais ativas que coloquem o estudante como protagonista, estimulando a colaboração e a troca de conhecimento. Uma opção viável é a implementação do ensino híbrido, no qual o processo de ensino-aprendizagem ocorre tanto presencialmente quanto online, por meio das TDIC, combinando as vantagens do ensino online com os benefícios da sala de aula tradicional.

Visando aprimorar a aprendizagem no ensino superior tecnológico, a Profª. Drª. Aparecida Maria Zem Lopes, pesquisadora na área, iniciou um projeto em agosto de 2020, que foi aprovado para execução durante três anos (2021, 2022 e 2023). O objetivo principal do projeto é propor um modelo de ensino híbrido que possa ser configurado para melhorar a aprendizagem nesse contexto.

Um Modelo de Ensino Híbrido Básico foi desenvolvido e já está sendo implantado em diversos cursos e unidades das Faculdades de Tecnologia (Fatec). Esse modelo combina momentos presenciais e online, utiliza metodologias ativas e faz uso de tecnologias digitais. A pesquisa busca avaliar a percepção de professores e estudantes em relação ao uso desse modelo, coletando dados por meio de um instrumento desenvolvido no Google Forms.

No momento, três professores de diferentes disciplinas estão participando do estudo piloto, ministrando aulas nos cursos de Gestão da Produção Industrial (GPI) e de Logística na Fatec Jahu, durante o ano de 2023. Além disso, foram realizadas capacitações para os professores envolvidos, visando a compreensão do modelo e o uso das TDIC para apoiar as atividades.

Os resultados parciais do projeto até o final de 2022 já foram divulgados por meio de artigos completos e resumos publicados em eventos acadêmicos. No entanto, ainda há desafios a serem superados tanto pelos estudantes quanto pelos professores em relação ao uso das metodologias ativas e das TDIC.

Esse estudo, do tipo quase-experimental antes e depois, com abordagem quanti-qualitativa, busca avaliar a percepção dos estudantes em relação ao modelo de modelo de ensino híbrido e ao modelo tradicional em três disciplinas dos cursos de GPI e Logística na Fatec Jahu. A escolha das disciplinas em diferentes semestres e a comparação entre estudantes que já estão familiarizados com o modelo tradicional e aqueles que ainda não tiveram contato com ele na instituição contribuirão para a análise dos resultados.

O projeto foi submetido à aprovação das coordenadorias dos cursos envolvidos, garantindo os aspectos éticos da pesquisa. Os participantes consentiram em participar do estudo, concordando com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

O projeto tem impactos acadêmicos relevantes, incluindo publicações em anais de eventos, apresentações de artigos, capítulos de livros, participação em bancas de TCC e orientações a alunos. Além disso, contribui para a formação dos professores envolvidos e a aprendizagem dos alunos participantes.

A pesquisa ainda está em andamento, e os resultados finais serão analisados e comparados para posterior publicação em periódicos especializados, como a Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) ou a Revista Diálogo Educacional, no primeiro semestre de 2023. Com os dados coletados, espera-se validar o modelo básico de ensino híbrido proposto, colaborando para a consolidação da educação 4.0 no ensino superior tecnológico.

Currículo Lattes

Acesso disponível em: https://lattes.cnpq.br/6123540746643830

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