Projeto de Pesquisa de Professora em RJI promove Parceria Internacional e Possibilidade de Pós Doc

Profª. Drª Rita Sales

Pesquisadora desenvolve projeto na área de Engenharia de Materiais e firma parceria internacional

21 de março de 2023 7:12 pm Destaques

Profª. Dra. Rita Sales

A Conexão

A Professora da FATEC São José dos Campos e Pesquisadora Rita Sales, vinculada ao Regime de Jornada Integral (RJI) do Centro Paula Souza (CPS), desenvolve projetos na área de Engenharia de Materiais, atualmente sua pesquisa propõe a análise de parâmetros de usinagem em materiais avançados que poderão trazer ganhos para a indústria aeronáutica e automotiva, ideais que vão de encontro às Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, na Agenda 2030.

Durante o desenvolvimento da proposta da pesquisa, Rita Sales identificou a necessidade de ampliar suas referências e dados, de forma internacional. Ao consultar a Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER), na busca por uma instituição de ensino superior internacional, que fosse parceira do CPS e pudesse estabelecer uma primária conexão entre a pesquisadora e um pesquisador aderente a área de estudo, foi mapeado o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), localizado na cidade do Porto em Portugal. Este selecionado pela pesquisadora por terem como premissa: “Ensinar, não só, o saber conhecer, mas, também, o saber fazer” .

Com a aproximação da pesquisadora ao ISEP em 2022, ela pode conhecer o Prof. Dr. Francisco J. G. Silva, Coordenador da Pós-graduação em Usinagem Avançada, que após

algumas reuniões de forma remota, começou a contribuir junto de sua equipe, formada por Naiara Sebbe, André Pedroso, Rúben Costa e Vitor Sousa e Raul Campilho, com o desenvolvimento dos estudos e possível viabilização da proposta.

Essa conexão internacional, gerou um cenário positivo para às duas instituições envolvidas e para a pesquisadora Rita Sales, que firmou a possibilidade de realizar um Pós-Doutoramento (Pós Doc) no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), supervisionado pelo Prof. Dr. Francisco J. G. Silva (ISEP).

As Oportunidades

A oportunidade de realizar o Pós Doc no ISEP, é um dos benefícios gerados pela parceria.

Mas os benefícios se estendem também a FATEC São José dos Campos, já que o apoio em relação a recursos necessário para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, como: matéria-prima e insumos para preparação dos corpos-de-prova, parceria com empresas interessadas, cessão de uso de equipamentos de ponta para execução dos ensaios, cessão de uso de equipamentos de ponta para análise do material processado, cessão do uso de ferramentas de usinagem, oportunidade de integração da Pesquisadora Visitante para compor o comitê organizador e científico da conferência FAIM 2023 e treinamentos da Pesquisadora em diversos equipamentos de usinagem com tecnologia de ponta, serão todos apoiados pelo ISEP e poderão ser replicados na unidade de ensino sede de Rita Sales.

Como contrapartida o CPS, proverá a manutenção da pesquisadora – docente em RJI dentro do ISEP, durante seu período de afastamento da unidade sede e desenvolvimento do projeto de pesquisa internacional. Com a ida da pesquisadora para o ISEP, além da produção científica, serão realizados treinamentos da equipe de Portugal no Microscópio eletrônico de Varredura, conhecido por MEV.

Mais contribuições

Além da contribuição com a pesquisa científica, de seu enriquecimento e ampliação, esse cenário traz benefícios como o destaque da PESQUISA DO CPS, já que os resultados são publicados de forma internacional. Uma dessas referências de publicação é Revista Internacional On-line Metals da MDPI e a 32nd International Conference on Flexible Automation and Intelligent Manufacturing – FAIM, que possuem trabalhos submetidos no ano de 2023, resultados gerados a partir da parceria em 2022, que promoveu a publicação de outras produções científicas.

É importante destacar a dedicação da Professora e Pesquisadora Rita Sales e o seu olhar desafiador com a aproximação à uma instituição internacional, que viu em sua pesquisa grande potencial, que favorecem e destacam a pesquisa dos docentes em RJI.

Parabenizamos Rita Sales, agradecemos o ISEP pela parceria firmada e a produção científica que contribui com o desenvolvimento global.

Quer entrar em contato ou saber mais detalhes sobre essa pesquisa?