Professora! Como eu faço para ficar rico?

Profª. Drª. Adriana Bertoldi

A partir do questionamento de um aluno em uma das oficinas ministradas pela docente na Etec de Fernandópolis

10 de novembro de 2022 3:38 pm Destaques

Profª. Drª. Adriana Bertoldi

Profª Drª Adriana Bertoldi Carreto de Castro, pesquisadora em Regime de Jornada Integral no Centro Paula Souza, tem como projeto de pesquisa o trabalho intitulado “Educação Econômica e Financeira: uma proposta pedagógica para Etecs e Fatecs – uma parceria entre o CEETEPS e a Universidad de la Frontera (UFRO)” no Chile, onde planeja desenvolver práticas que possam gerar aprendizado na área de economia e finanças e viabilizar capacitações em educação econômica e financeira para alunos e professores já no próximo ano.  

A partir do questionamento de um aluno em uma das oficinas ministradas pela docente na Etec de Fernandópolis, “MAS PROFESSORA, COMO EU FAÇO PARA FICAR RICO?”, surgiu a necessidade de se planejar em como orientar, criar uma cultura e educar sobre a vida financeira, dentro da comunidade acadêmica do CEETEPS.  

Além dessa situação, na visão da pesquisadora em RJI a partir de estudos e até mesmo do convívio social, era perceptível que a falta de conhecimento nas áreas de economia e finanças gerava uma lacuna que precisava ser preenchida.  

Como referência, as primeiras leituras para a delimitação da proposta pedagógica para as Etecs e Fatecs vieram de trabalhos da Profa. Marianela Denegri Cori, da UFRO, que além de notório conhecimento sobre o assunto apresentava estudos relevantes destinados a vários países da América Latina.

A abordagem deste estudo consistia na análise do nível de conhecimento em economia e finanças juntamente com análises comportamentais em psicologia econômica e socialização econômica, o que iniciou o estreitamento da relação entre a pesquisadora em RJI e a UFRO. A partir dessa influência, a pesquisadora Adriana Bertoldi desenvolveu os primeiros estudos no CEETEPS, com a mesma abordagem do nível de conhecimento, hábitos e comportamentos.  

O trabalho teve evolução muito positiva, e agregará uma nova parceria para o ano de 2023 com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), buscando construir uma cultura organizacional que estimule o professor e o aluno ao estudo dentro destas áreas.

Quer entrar em contato ou saber mais detalhes sobre essa pesquisa?

Compartilhe


Veja também