Filtro de Daltonismo

Formação Tecnológica e Cultura nos Territórios: Fortalecendo o Ensino, Pesquisa e Extensão na FATEC-SP

A Profª Drª Sueli Soares dos Santos Batista, desenvolve um estudo que explora como o tripé ensino, pesquisa e extensão pode contribuir para uma formação mais integrada, conectada às demandas culturais e territoriais. Com um […]

18 de dezembro de 2024 10:46 am Sem categoria

A Profª Drª Sueli Soares dos Santos Batista, desenvolve um estudo que explora como o tripé ensino, pesquisa e extensão pode contribuir para uma formação mais integrada, conectada às demandas culturais e territoriais. Com um projeto de pesquisa intitulado “Educação, trabalho e cultura nos territórios: possibilidades para a formação e atuação profissional nos eixos tecnológicos de Turismo, Hospitalidade e Lazer e Produção Cultural e Design – Parte II”, a docente contribui de forma significativa com a exposição de relações importantes para o desenvolvimento de conhecimento.

A pesquisa é desenvolvida na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), uma das unidades de ensino superior tecnológico do Centro Paula Souza (CPS).

Ensino, Pesquisa e Extensão como Base para a Formação Tecnológica

O projeto avalia a transversalidade do tripé ensino, pesquisa e extensão por meio de atividades que incluem disciplinas ministradas, orientações de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Mestrado. Essas ações enfatizam a articulação das FATECs com seu entorno, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e socialmente relevantes.

A proposta explora o papel da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em um contexto de desenvolvimento que conecta política educacional, cultura, arte, sociedade e tecnologia. Entre os dois eixos norteadores do estudo estão:

  • Estudos da Cidade: Investigando a interseção entre educação, trabalho e formação profissional nos territórios.
  • Educação Profissional e Tecnológica: Compreendendo as interfaces entre políticas educacionais e o desenvolvimento cultural e tecnológico.

Impactos e Contribuições

O estudo tem gerado resultados que transcendem o ambiente acadêmico, com contribuições em diversas áreas:

  • Educacional e Institucional: Proporciona subsídios para a melhoria da qualidade e ampliação dos Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) em Design de Produto, Gestão de Turismo e Produção Cultural, fortalecendo a atuação da FATEC-SP como referência em ensino técnico e tecnológico.
  • Sociocultural: Valorização da cultura e do território como elementos fundamentais para a formação tecnológica, incentivando o desenvolvimento sustentável e integrado.
  • Pesquisa Aplicada: Criação de metodologias e estratégias que reforçam a interação entre os CSTs e os equipamentos culturais, como o Museu da Cidade de São Paulo, a Fábrica do Samba, e o Arquivo Municipal.

Metodologia e Impacto Prático

Com uma abordagem aplicada, a pesquisa organiza ações colaborativas junto a instituições culturais, estágios, e orientações de projetos acadêmicos. Os resultados são compartilhados em eventos e publicações científicas, reforçando a conexão entre ensino, pesquisa e extensão e ampliando o impacto acadêmico e social do trabalho.

A proposta reafirma a importância do Centro Paula Souza como um instituto de ciência, tecnologia e educação, oferecendo ferramentas para a formulação de políticas que fortaleçam a formação tecnológica, a valorização da cultura e a transformação dos territórios. Esse projeto destaca a FATEC-SP como uma líder no ensino integrado e sustentável para o século XXI.

Contato da Professora e Pesquisadora
E-mail: suelissbatista@fatec.sp.gov.br

Compartilhe


Veja também