O Prof. Dr. Darlan Delgado, vinculado à Faculdade de Tecnologia de Mococa, acaba de publicar um capítulo no e-book “Metodologias Ativas: práticas docentes em ensino híbrido”, editado pelo Centro Paula Souza em 2024. A obra, […]
O Prof. Dr. Darlan Delgado, vinculado à Faculdade de Tecnologia de Mococa, acaba de publicar um capítulo no e-book “Metodologias Ativas: práticas docentes em ensino híbrido”, editado pelo Centro Paula Souza em 2024. A obra, que reúne 50 relatos de docentes, foca em metodologias ativas e ensino híbrido, especialmente no contexto das adaptações educacionais impostas pela pandemia de Covid-19.
No capítulo intitulado “Python e Google Colab no Ensino de Economia na Graduação Tecnológica”, o professor Delgado relata os resultados de uma pesquisa tecnológica desenvolvida no âmbito do Regime de Jornada Integral (RJI). Especificamente, ele discute o uso da linguagem de programação Python em conjunto com o ambiente de desenvolvimento Google Colaboratory (Colab) como uma metodologia ativa aplicada no ensino híbrido.
Segundo o autor, a proposta surgiu a partir de uma chamada para submissão de relatos de experiência, promovida em 2023 pela Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), através do Grupo de Estudos de Ensino Híbrido. A Profª Eva Chow Belezia, coordenadora de projetos da Cetec Capacitações, organizou todo o processo editorial, incentivando os docentes a compartilharem suas práticas e experiências inovadoras durante e após a pandemia.
Importância da Publicação e Contribuições Educacionais
O capítulo de Delgado destaca como a aplicação da tecnologia pode enriquecer o processo educacional, particularmente no contexto das disciplinas de Economia e Finanças. Utilizando o Google Colab, um ambiente acessível e poderoso para o desenvolvimento em Python, ele mostra como a ferramenta pode ser empregada para criar materiais didáticos interativos, modelar problemas econômicos e financeiros, e desenvolver soluções computacionais práticas.
Delgado acredita que sua contribuição pode servir como um guia para outros docentes e pesquisadores que desejam explorar o potencial do Python no ensino, especialmente nas áreas de manipulação de dados, modelagem matemática e visualização gráfica. Ele enfatiza que a linguagem de programação Python, com sua facilidade de uso e vasta aplicabilidade, é um recurso valioso para a educação profissional e tecnológica.
A publicação está disponível para acesso gratuito, oferecendo uma rica fonte de conhecimento para educadores interessados em metodologias ativas e ensino híbrido.
A expectativa é que as práticas relatadas no capítulo de Delgado inspirem outros docentes a integrar tecnologias educacionais inovadoras em suas abordagens pedagógicas, promovendo uma educação mais dinâmica, interativa e eficaz, especialmente em áreas que exigem a aplicação prática de conhecimentos, como a Economia e as Finanças.
darlan.delgado@fatec.sp.gov.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8874030932382038